domingo, 25 de março de 2012

CONVERSA D'RETA com André Calixta

O Blog Coluna Reta tem a honra de publicar uma entrevista emocionante com um dos maiores ícones do esporte local, e por quê não dizer nacional? Estamos falando do Sensei André Calixta, faixa preta, 4° Dan de Karate, professor desta arte em várias escolas públicas e faculdades de Natal. Presidente da FEKAEN, onde realizou o sonho de ter um centro de treinamento para seus atletas, os quais seguem sua trajetória de vitórias e conquistas dentro e fora do dojô. Recém-nomeado Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Karate: Uma lição de vida!!!





Coluna Reta: Embora pareça um questionamento óbvio, o que é Karate?

André Calixta: O Karatê-Dô é uma arte marcial originária do Japão na qual se aprende a combater com as mãos nuas (sem armas) ao mesmo tempo em que se obtém controle de si mesmo e melhoria das qualidades físicas. (KARA = Vazio, TÊ = Mãos, DÔ = Caminho O caminho das mãos vazias). Mãos vazias materialmente falando significa mãos desprovidas de armas, mortais ou não, como revólver, faca, paus, pedras, etc. No sentido filosófico o significado do Karate é muito mais abrangente e profundo que nos impele a refletir cada dia e a cada momento porque nos intitulamos “Karatecas”: KARA – Vazio Espírito vazio de maldade, inveja, ódio e vingança, mas cheio de Deus e energia positivas; – Mãos ou Corpo Livre de apelos como bebidas cigarros e todo tipo de droga que corroe e destrói nossos mais singelos sentimentos de respeito, amor ao próximo e ao nosso próprio corpo que é o Templo de Deus; e – Caminho que devemos trilhar em nossa existência, aprendendo, vivenciando os mais belos preceitos da vida física, mental e espiritual.
 
Coluna Reta: Como o Karate surgiu na sua vida?

André Calixta: Foi no ano de 1990, eu tinha 10 anos, por causa de um grande amigo meu me convidou ai eu fui treinar e gostei muito, até hj estou no Karate. E tenho muito orgulho.


Coluna Reta: Que benefícios o Karate pode trazer pra quem o pratica?

André Calixta: Muitos são os benefícios que podem ser obtidos da prática correta do Karate:
Manutenção da saúde e fortalecimento do físico; equilíbrio; boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais; estímulo à coragem para enfrentar obstáculos; respeito aos outros; bons costumes em relação ao meio ambiente; incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc; empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objetivos um hábito; estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para sua conquista. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isto é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.
 
Coluna Reta: É possível perder peso e ter um corpo definido apenas praticando Karate?

Andre Calixta: É possível perder em torno de  MIL calorias em apenas um treino. Em uma aula de Karatê dá pra gastar nada mais, nada menos que 950 calorias. No entanto para praticar a luta é preciso ter uma vida saudável, com boas noites de sono e boa alimentação.


 Coluna Reta: Mulheres karatecas conseguem ter o mesmo rendimento dos homens karatecas?

André Calixta: Às vezes sim.

 Coluna Reta: Como se dá as seqüências de faixas e dans? Quais são os critérios de mudanças de faixas e dans?

André Calixta: O atleta começa da faixa branca e segue a sequência: amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Em seguida vem os Dans: 1º Dan até o 10º Dan. O critério para cada faixa, o atleta tem que fazer um exame que é dividido em cinco partes: KIHON – “Fundamentos, técnicas básicas”, KATA – “Exercícios formais executados de maneira encadeada e pré-determinada, representativos de um estilo”, KUMITE – “Luta; combate”, EXAME ORAL OU ESCRITO e o RENZOKU WAZA – “combinações de golpes”.

 Coluna Reta: Em quanto tempo um praticante iniciante pode chegar à faixa preta?

André Calixta: Com cinco anos de treinamentos.

Coluna Reta: O que é a FEKAEN e como ela surgiu?

André Calixta: A FEKAEN é “Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense” nasceu em 30 de janeiro de 2006 da idéia de se ter uma Federação com o objetivo formar campeões. Não só no Karatê, mas, também, vencedores contra a violência, a desigualdade e ainjustiça, formando cidadãos dando-os assistência nas áreas física, mental, e ética. A FEKAEN busca formar seus atletas alicerçando suas competências em valores e princípios éticos, suas competências e habilidades, além do conhecimento. Como forma de recompensa, a FEKAEN oferece aos seus atletas os kimonos, a indumentária indispensável para a prática. Para isto, o aluno tem que ter boas notas, disciplina, não ter faltas na escola e no treino. O que motiva a FEKAEN e os profissionais que nela trabalham é a certeza de querer sempre o melhor para alunos. Buscando sempre otimizar a educação e os serviços oferecidos, a FEKAEN tem como meta inserir na comunidade cidadãos críticos, inteligentes e solidários com as diferenças cotidianas e prontos para encararem os desafios de um mundo competitivo e globalizado. A intenção sempre foi a do crescimento, porém de forma planejada e controlada.


Coluna Reta: Atualmente a FEKAEN conta com quantos filiados e quais modalidades, além do Karatê, ela dispõe?

André Calixta: São mais de 2.000 atletas só no Karate. Além do Karate temos a disposição para a comunidade, GRATUITAMENTE outras 14 artes marciais: JUDÔ, JIU JITSU, MUAY THAI, KICK BOXE, BOXE OLÍMPICO, SUBMISSION, LUTA OLÍMPICA, TAEKWONDO, MMA, K1, AIKIDO, KUNG FU, BOXE CHINÊS, TAI CHI CHUAN, SHUAI JIAO, DEFESA PESSOAL.

 Coluna Reta: Que eventos podemos esperar em 2012?

André Calixta: Muitos!! Mas muitos eventos importantes. Se Deus quiser este ano vamos realizar aqui no nosso estado o 2º Campeonato Nacional de Karate e o Campeonato Mundial de Karate. Fora isto, vamos ter ainda eventos como o Estadual (em suas 3 fases), Campeonato Estadual – só equipe, Campeonato das Escolas Municipais, Campeonato das Escolas Estaduais, Jogos Universitários e outros


Coluna Reta: O que é o Karate para você, André Calixta?

André Calixta: Carinho, amizade, esperança, confiança, humildade, amor, e tudo de bom nessa vida.


Coluna Reta: É sabido que por você passaram milhares de alunos/atletas. A eles, certamente, foram muito bem ensinadas as técnicas e a filosofia do Karate. Mas, o que o sensei André Calixta aprendeu com seus alunos/atletas?

André Calixta: Muitas coisas boas, amizade verdade, carinho, amor ao próximo, dedicação, honestidade, humildade, força de vontade, garra, respeito acima de tudo, sempre respeitar o próximo, aprendi muitas mais muitas coisas boas, graças a Deus nas horas mais difíceis eles estavam ao meu lado, nas horas boas e nas horas ruins, só tenho que agradecer a todos os meus alunos, amigos e meus patrocinadores por acreditar em mim e no meu trabalho. 


Coluna Reta: Fale-nos sobre os títulos que você coleciona

André Calixta: Eita são muitos graças a Deus kkkkkkkkkkkk, vou colocar alguns aqui ok.


OBS: A lista de conquistas deste campeão e sua equipe é digna de um pergaminho!!! O Blog Coluna Reta elencou os últimos 5 anos. E deixa a lista completa a disposição para os interessados, desde que seja solicitado por algum de nossos contatos!

2007
Escola Estadual Ferreira Itajubá: Campeão Geral na 1ª Copa da Amizade de Karatê Amigos da Escola; Campeão Geral na 1ª Copa da Integração de Karatê Amigos da Escola; Campeão Geral na 1ª Copa Lourdes Guilherme de Karate no Adulto Masculino; Campeão Geral na 1ª Copa Lourdes Guilherme de Karate; Campeão Geral na 1ª Fase do Estadual no Mirim Masculino; Campeão Geral na 1ª Fase do Estadual no Mirim Feminino; Campeão Geral na 2ª Fase do Estadual no Mirim Feminino; Campeão Geral na 3ª Fase do Estadual no Mirim Feminino; Campeão Geral no Estadual no Mirim Feminino.
2008
Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro: Campeão Geral no I Campeonato das Escolas Municipais de Karate no Fraudinha Masculino; Campeão Geral no I Campeonato das Escolas Municipais de Karate na I FASE;
 Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato Estadual no Pré – Mirim Masculino; Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato Estadual no Pré – Mirim Feminino; Campeão Geral na 2ª Fase do Campeonato Estadual no Pré – Mirim Feminino; Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato Estadual no Fraudinha e Pré – Mirim; CAMPEÃO GERAL NO JEMS NO MIRIM FEMININO;
2009
Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro: Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato Estadual no Pré – Mirim Feminino; Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato das Escolas Municipais no Fraudinha Feminino;  Campeão Geral no 1ª Jogos Mirim Zonal Cidade do Natal no Mirim Feminino; Campeão Geral no 1ª Jogos Mirim Zonal Cidade do Natal; Campeão Geral na 3ª Fase do Campeonato Estadual no Fraudinha Feminino; Campeão Geral no JEMS no Mirim Feminino; Campeão Geral no JEMS
2010
Escola Estadual Ferreira Itajubá: Campeão Geral na 1ª Fase de Equipes do Campeonato Estadual no Mirim Feminino; Campeão Geral na 1ª Fase de Equipes do Campeonato Estadual no Mirim Masculino; Campeão Geral na 1ª Fase de Equipes do Campeonato Estadual no Adulto Masculino; Campeão Geral na 1ª Fase Individual do Campeonato Estadual; Campeão Geral na 1ª Fase de Equipes do Campeonato Estadual; Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato das Escolas Estaduais: Campeão Geral na 3ª Fase Individual do Campeonato Estadual; Campeão Geral no Ranking das 3ª Fases só Equipes do Campeonato Estadual; Campeão Geral no Ranking das 3ª Fases das Escolas Estaduais do Campeonato Estadual; Campeão Geral no Ranking das 3ª Fases Individuais do Campeonato Estadual; Campeão Geral na 1ª Fase do Campeonato das Escolas Estaduais no Mirim Feminino;
2011
Escola Estadual Ferreira Itajubá: CAMPEÃO GERAL NO III CAMPEONATO NORTE NORDESTE DE KARATÊ BUDÔ – TERESINA – PI; Campeão Geral na 1ª Fase Individual do Campeonato Estadual; Campeão Geral na 2ª Fase Individual do Campeonato Estadual; Campeão Geral na 3ª Fase Individual do Campeonato Estadual; Campeão Geral no Ranking das 3ª Fases Individuais do Campeonato Estadual; Campeão Geral no CEEMS no Mirim Masculino;
 Campeão Geral no CEEMS no Infantil Masculino; Campeão Geral no CEEMS no Juvenil Masculino; Campeão Geral no CEEMS no Karate; Campeão Geral no CEEMS no Infantil Feminino;

FATERN – FACULDADE DE EXCELÊNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE: Campeão Geral no 1ª JOGOS UNIVERSITARIOS DE KARATE

Coluna Reta: O Blog Coluna Reta trata de qualidade de vida. E não poderia deixar de perguntar como o Karate interfere na Qualidade de Vida de seus praticantes?

André Calixta: Certamente melhora de uma maneira visível a qualidade de vida dos atletas. Além da prática de atividade física, os alunos são estimulados a mudarem o seu estilo de vida e terem hábitos mais saudáveis.

 Coluna Reta: Disciplina e Hierarquia. De que maneira estes princípios influenciam na formação/modulação da personalidade e do caráter dos praticantes?

André Calixta: Em tudo! Na escola, em casa, na rua e nos treinos. O Karate tem regras (lemas) que são preceitos práticos (influência) que devem guiar o Karatecas na busca de seu autocontrole. Os Karatecas lembram-se deles todos os dias ao terminar e iniciar os treinamentos. São eles: (1) Esforçar-se para formação do caráter; (2) Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão; (3) Criar o intuito de esforço; (4) Respeitar acima de tudo; e (5) Conter o espírito de agressão.

 Coluna Reta: Qual é a melhor idade para se começar a treinar Karate? Há uma idade mínima? Até que idade se pode praticar?

André Calixta: A partir dos 03 anos de idade é uma boa idade para as crianças. Idade máxima não tem. Até mesmo porque é muito comum ver atletas retomando ou começando seus treinamentos depois dos 50 anos.



Sensei Andre Calixta

Faixa Preta - 4° Dan

Professor de Karate

e-mail: andrecalixta@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário