Para
quem nunca ouviu falar nisso, colocou o “juízo” para funcionar e tentou
decifrar do que se trata pela análise da composição da palavra e supôs
tratarem-se de jogos com exercícios... Está indo no caminho certo!
Mas,
como seria isto? Que novidade é esta?
É
o que vamos saber agora:
Exergames é o nome dado à classe de
videogames que se utilizam da interação física com o usuário como forma de
comando de entrada do jogo. Estes proporcionam
ao seu usuário o desenvolvimento das habilidades sensoriais e motoras e, para isto, utiliza uma tecnologia de percepção e
atuação inovadora na qual os movimentos do jogador são captados e processados
de forma que são reproduzidos dentro do jogo, através de mecanismos de
realidade virtual e tecnologias de rastreio e atuação.
Fernando
Vanderlinde Santos, um dos primeiros
pesquisadores da área no Brasil,
destaca o fato dos exergames priorizarem a atividade física e afirma categoricamente
que “dependendo da interação do
praticante podem se tornar sim exercícios físicos”
Estes
jogos representam
atualmente uma grande novidade na área da
reabilitação, da prevenção, da qualidade de vida e na prática de atividade
física (competitiva ou não). Representam um grande recurso na abordagem
fisioterapêutica atribuído ao grande leque de possibilidades que ele oferece,
trazendo benefícios educativos (facilitação da aprendizagem (inclusive motora),
aumento da inteligência visual, entre outros), psicomotores (melhora da
coordenação e reflexos motores, reconhecimento espacial), à saúde (tratamento
de doenças senis, nos distúrbios de coordenação
e equilíbrio, doenças ósteo e neuro-musculares), à públicos específicos (atletas,
crianças, idosos, sedentários, entre outros).
É
sabido que os videogames estimulam memória, coordenação motora, a visão
espacial, reflexos motores, acuidade visual, raciocínio lógico. Portanto, podem
ser utilizados como coadjuvantes na preparação de atletas de competição, assim
como estimuladores da prática de atividade física não competitiva.
Especialmente os exergames vêm sendo
aplicados e estudados também com esta finalidade e oferecendo resultados
positivos, inclusive por apresentar uma considerável fator motivacional e
feedback imediato.
E
palavras rebuscadas de lado, é uma coisa boa pra caramba. Tem para todos os
gostos e todas as idades e, principalmente, todos os objetivos. Joga a vovó e o
netinho; o atleta e o paciente; o sedentário e o ocupado. É possível se
condicionar, aprender os fundamentos de alguns esportes, conhecer novas
culturas, competir... ou não, ficar mais esperto, perder calorias, se
socializar, aprender coisas da escola, descobrir novas aptidões, dentre outras
coisas legais. E o melhor de tudo... SE DIVERTINDO!!!
Vamos
nessa de Coluna Reta?
REFERÊNCIAS
BOGOST, I. A Retórica da Exergaming.Georgia Institute of
Technology, 2005.
SANTOS,
F. V. Videogame na Saúde e Reabilitação. Salto, SP: Schoba, 2010
Que legalll né???
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